Tradição é uma palavra com origem no termo em latim traditio, que significa "entregar" ou "passar adiante". A tradição é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura.
Para muitas religiões, a tradição é o fundamento, conservado de forma oral ou escrita, dos seus conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos culturais ou éticos.
O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos em Conceição do Mato Dentro MG é uma das mais tradicionais festas religiosas do estado de Minas Gerais e do Brasil,  neste ano comemora - se 232 anos de Fé, Devoção e Religiosidade.
Além das missas celebradas durante todos os dias, e procissões que são realizadas durante o Jubileu, sendo marco maior da tradição religiosa, há também a roqueira ou ronqueira,  que é a queima de fogos de artificio as cinco horas da madrugada, como que informando que o dia de orações  e festividades religiosas irá começar, e as 22hs  nova queima de fogos, a roqueira ou ronqueira, informando que é hora de descansar. 
O Jubileu do senhor Bom Jesus é uma festa religiosa com 232 anos de existência, iniciada no ano de 1787, sendo dos dias 13 a 24 de junho. É a maior festa da cidade de Conceição do Mato Dentro,  figura entre as maiores do estado de Minas Gerais e do Brasil, atraindo milhares de fiéis romeiros de todos os estados do país e diversas cidades.

O tema deste ano de 2019 foi o “Senhor Bom  Jesus nos liberte pela liberdade e justiça”.



Compartilhar com:

Rádio Bom Jesus 98,7 FM

Em sintonia com você!

Postar um comentário: