A WR A WR Author
Title: Salão de Pedras
Author: A WR
Rating 5 of 5 Des:
Um dos principais atrativos de Conceição do Mato Dentro, com uma área total de 852 hectares, Salão de Pedras localiza-se na parte mais al...
Um dos principais atrativos de Conceição do Mato Dentro, com uma área total de 852 hectares, Salão de Pedras localiza-se na parte mais alta da encosta do Campo Grande, região Oeste do município. Elevado à categoria de Parque Municipal em dezembro de 1999, é desde 2005, uma área da reserva da biosfera da Serra do Espinhaço.
A cobertura vegetal do Parque corresponde à tipologia campo-cerrado, e abriga vegetações de campos de altitude, matas de galeria e capões. A grande presença de corredeiras e piscinas naturais de águas límpidas, em função do relevo acidentado, forma um cenário de beleza cênica ímpar.
Nesta Unidade de Conservação (UC) e/ou em seus limites, estão situados os principais balneários da cidade: Água Quente, Baú, Ginásio, Padre Elói, Lago Azul, Poço das Ninfas e outros. Ainda há, na área, uma grande riqueza de mananciais e alguns, inclusive, contribuem para o abastecimento de água da cidade.
A relevância histórica desta área está registrada nos três sítios arqueológicos ali encontrados, que é tombada pelo patrimônio histórico. Foi aqui, também, que os bandeirantes que chegaram à região, em 1702, na expedição chefiada por Ponce de Leon, enfrentaram os índios botocudos numa batalha sangrenta e que, por fim, obrigou os sertanistas a buscarem abrigo na parte mais baixa do vale, onde encontraram as ricas lavras de outro do córrego Cuiabá.
A área é de alta significância ambiental e histórico-cultural devido aos recursos naturais, à beleza cênica do Parque e, ainda, pela presença de sítios arqueológicos e pinturas rupestres datadas de até cinco mil anos atrás. Os blocos rochosos, que afloram do alto das colinas, passaram por transformações com a ação do vento e das chuvas ao longo dos séculos, formando singulares elementos esculturais, que, além de configurarem um cenário paisagístico único, transformaram-se num dos maiores atrativos da região.
Hoje, o Parque é visitado por turistas e esportistas de várias nacionalidades para a prática do boulder, uma modalidade de escalada, que tem nesta área um dos melhores pontos do mundo. O que faz do lugar um dos mais visitados do município, principalmente no momento mágico do pôr-do-sol. Do Salão de Pedras, vislumbra-se a magia das cores no alto da Serra do Intendente, tendo o Pico do Breu como pano de fundo.

A melhor

 
Top